quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


David Harvey

Bibliografia – Livros publicados


- Explanation in Geography  (1969)

- o livro se tornou uma das referências centrais na chamada New Geography, de tendência neopositivista, e se destacava como uma modernização do discurso geográfico no momento de ascensão do liberalismo político na Inglaterra.  A obra foi quase que renegada por seu autor, que recentemente, perguntado pelo livro, disse que “nunca o li novamente. Além do mais, não tenho intenção de fazê-lo”. 


- Social Justice and the City (1973)

- Urbanismo y desigualdad social. Tradução de Marina Gonzales Arenas. Madrid: Siglo XXI, 1977.

- A Justiça Social e a Cidade. Tradução: Armando Corrêa da Silva, São Paulo: Hucitec, 1980.

- O quarto capítulo do livro, “As teorias revolucionária e contra-revolucionária em Geografia e o problema da formação do gueto”, foi publicado na revista Antipode, v. 4, no. 2 (1972) seguido, no número seguinte, de diversos artigos comentando as posições de Harvey, assim como uma réplica por parte deste (“Um comentário aos comentários”). Uma relação dos artigos pode ser vista (assim como a tradução de alguns) em espanhol no endereço: http://www.ub.edu/geocrit/geo5.htm.

- Uma edição revisada foi publicada em inglês em 2009, acrescida de um artigo de 2008 intitulado “The right to the city”. O artigo “The right to the city” foi publicado na New Left Review no. 53 (set-out de 2008). Disponível em versão espanhola no site da revista: http://www.newleftreview.es/?getpdf=NLR28702&pdflang=es. 


- The Limits to Capital (1982)

- Los limites del capitalismo y la teoría marxista. Tradução de Mariluz Caso. México, Fundo de Cultura Econômica, 1990.

- Uma nova edição foi publicada em inglês em 1999, seguida de uma segunda edição em 2006. Nessa última foi acrescida uma nova introdução avaliando as mudanças ocorridas desde a publicação inicial da obra. 


- Money, time, space, and the city (1985)

- Artigo publicado como um pequeno livro de 44 páginas, republicado como primeiro capítulo do livro Consciousness and the Urban Experience (1985).


- Consciousness and the Urban Experience - Studies in the History and Theory of Capitalist Urbanization (1985)

Coletânea de artigos

- O artigo “Labor, Capital, and Class Struggle Capitalist Societies around the Built Environment in Advanced Capitalists Societies” (segundo capítulo do livro), foi publicado na revista Espaço e Debates, no. 6, 1982, com o título “O trabalho, o capital e o conflito de classes em torno do ambiente construído nas sociedades capitalistas avançadas”.

- O terceiro e quarto capítulos foram publicados, em forma expandida, posteriormente no livro sobre Paris, Paris, Capital of Modernity (2003).


- The Urbanization of Capital – Studies in the History and Theory of Capitalist Urbanization 2 (1985)

Coletânea de artigos

- O segundo capítulo do livro, “The Geography of Capitalist Accumulation: Toward a reconstruction of the Marxian Theory”, publicada em 1975 na revista Antipode, foi publicado no Brasil no livro A Produção Capitalista do Espaço com o título (2005)“A geografia da acumulação capitalista: uma reconstrução da teoria marxista”.


- The Condition of Postmodernity (1989)

- Condição Pós-moderna. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: edições Loyola, 1993.

- O livro foi republicado diversas vezes em línguas variadas. No Brasil já ultrapassou a vigésima edição.


- The Urban Experience (1989).

- O livro é uma compilação de artigos publicados em The Urbanization of Capital (1985) e Consciousness and the Urban Experience (1985).


- The Factory and the City: The Story of the Cowley Automobile Workers in Oxford (1994)

- Co-editor da obra em parceria com Teresa Hayter.

- O livro é um estudo de caso de como decisões empresariais de reestruturação afetam o desenvolvimento urbano. O Grupo Rover (fabricante das famosas Land Rover) fechou parcialmente suas operações provocando desemprego e levando a um conflito com os trabalhadores na comunidade de Cowley, Oxford, Inglaterra.


- Justice, Nature and the Geography of Difference (1996)

- Livro em quatro partes discutindo temas contemporâneos como justiça, desenvolvimento e diferença, tentando oferecer uma resposta aos debates lançados pelos teóricos desconstrucionistas.


- Megacities Lecture 4: Possible Urban Worlds (2000)

Coletânea de artigos.

- O primeiro capítulo do livro, “Possible Urban Worlds”, foi publicado em espanhol na coletânea Lo urbano em 20 autores contemporâneos (2004), organizada por Angel Martín Ramos.

- Os demais capítulos foram publicados na edição brasileira de Espaços de Esperança.


- Spaces of Hope (2000)

Coletânea de artigos.

- Espaços de Esperança. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: edições Loyola, 2004.


- Spaces of Capital: Towards a Critical Geography (2001)

Coletânea de artigos.

- A coletânea é dividida em duas partes, sendo que a segunda foi publicada no Brasil como um livro único (A produção capitalista do espaço), constando como primeiro capítulo a entrevista concedida à revista New Left Review (prólogo do livro original).

- A produção capitalista do espaço. Tradução: Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005.

- O segundo capítulo do livro, “Population, resources and the ideology of science” foi publicado em Seleções de Textos 7- Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo, São Paulo, 1981.


- The New Imperialism (2003).

- O Novo Imperialismo. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: edições Loyola, 2004.

- Os capítulos 3 e 4 da obra foram publicados inicialmente em português na revista Lutas Sociais, respectivamente nos números 13/14 e 15, com os títulos de “O ‘novo imperialismo’: ajustes espaço-temporais e acumulação por desapossamento” e “O ‘novo imperialismo’: acumulação por desapossamento(Parte II)”. Disponíveis do site da revista: http://www.pucsp.br/neils/revista/edicoes_anteriores.html.


- Paris, Capital of Modernity (2003)

Coletânea de artigos.

- A segunda e terceira parte dessa obra são versões expandidas dos capítulos três e quatro de Consciousness and the Urban Experience (1985).


- A Brief History of Neoliberalism (2005)

- O livro é uma espécie de continuação de O novo imperialismo, uma aplicação ou desenvolvimento histórico-factual dos argumentos levantados teoricamente naquela obra.

- O Neoliberalismo: História e Implicações. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo, Edições Loyola, 2008.


- Spaces of Global Capitalism: Towards a Theory of Uneven Geographical Development (2006)

- Lançado em 2005 com o título original de Spaces of Neoliberalization: Towards a Theory of Uneven Geographical Development pela editora Franz Steiner Verlag em colaboração com o Departamento de Geografia da Universidade de Heildelberg. O livro compilava palestras dadas por David Harvey como convidado para as Hettner-Lecture, evento anual realizado com transmissão pela internet. O livro original é composto de duas leituras, um artigo e um ensaio fotográfico do evento. A versão republicada em 2006 pela Editora Verso excluiu as fotografias. “Neo-liberalism and the restoration of class Power” e “Notes toward a theory of uneven geographical development” são leituras realizadas no evento. “Space as a key word” é um ensaio adicionado ao volume. Uma versão reduzida do primeiro capítulo foi publicado no site resistir.info como "Neoliberalismo e restauração do poder de classe" (http://resistir.info/varios/neoliberalismo_ago04_port.html).


- The Communist Manifesto - New Introduction (2008)

- Uma edição do Manifesto Comunista introduzida por um breve artigo de David Harvey simplesmente intitulado “Introduction”.


- Cosmopolitanism and the Geographies of Freedom (2009)

- Livro desenvolvido a partir de leituras realizadas por Harvey na Universidade da Califórnia, em maio de 2005, tratando dos valores básicos e considerados universais da modernidade capitalista.


- A Companion to Marx's Capital (2010).

- Resultado dos cursos de leitura de O Capital anualmente lecionados por Harvey, o livro é um introdução ao primeiro livro da obra de Marx. O livro foi publicado em função do grande sucesso na internet das aulas de Harvey sobre a obra de Marx.


- The Enigma of Capital and the Crises of Capitalism (2010)

- O enigma do capital e as crises do capitalismo. Tradução: João Alexandre Peschanski São Paulo: Boitempo, 2011.


- Rebel Cities: From the Right to the City to the Urban Revolution (2012)

Coletânea de artigos.

- O primeiro capítulo, “The Right of the City” foi publicado originalmente na New Left Review, no. 53, já lançado na reedição de 2009 de Social Justice and the City. Disponível em versão espanhola no link: http://www.newleftreview.es/?getpdf=NLR28702&pdflang=es.

- O quarto capítulo, “The Art of Rent”, é uma versão modificada do artigo “A arte da renda: a globalização e a transformação da cultura em commodities”, publicado em Spaces of Capital (2001) e em versão portuguesa disponível no livro A produção capitalista do espaço (2005).

- O sétimo capítulo, “#OWS: The Party of Wall Street meets its Nemesis” é um artigo que analisa as jornadas do Occupy Wall Street e foi publicado como “Os rebeldes na rua: o Partido de Wall Street encontra sua nêmesis” na coletânea da Boitempo sobre o movimento (Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas, 2012), também está disponível no blog da editora: http://boitempoeditorial.wordpress.com/2012/04/02/os-rebeldes-na-rua-o-partido-de-wall-street-encontra-um-adversario-artigo-de-david-harvey/. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário